quarta-feira, 13 de outubro de 2010

EU SOU UM FRACASSO

Por Humberto Rodrigo

Eu confesso: EU SOU UM FRACASSO! Sim, eu fracassei, mas não por falta de luta, não por resistência, mas entendam: NÃO DEU. E no final das contas, sem querer me eximir da culpa, a responsabilidade é toda de vocês. Eu alertei, eu chamei a atenção no texto QUEM SÃO ELES? QUEM ELES PENSAM QUE SÃO? Eu disse que era para vocês ficarem alertas, mas vocês me deram atenção? Não, ninguém quis me ouvir agora lamentem: Tiririca, o deputado mais votado (em números absolutos) do Brasil. É inacreditável como o brasileiro não aprende a votar. E não adianta em falar consciência política; em politização das classes ou qualquer coisa nessa linha. É um comentário realmente lamentável, mas to começando a achar que o “dedo podre” do brasileiro, para a política, é de ordem genética. Só pode ser.
Após a eleição constatou-se que o senhor Francisco Everardo Oliveira Silva conseguiu inimagináveis 1.3 milhão de votos. Acho que, mais que um voto de protesto popular, esse foi mais um caso do típico: “votarei nele porque sei que ele não vai ganhar mesmo”. Pois está aí o resultado: se vocês votarem, ELE GANHA, e foi exatamente o que aconteceu: agora teremos um palhaço semi-analfabeto legislando em esfera federal. Mas há o lado positivo nisso: finalmente teremos, cada um de nós, o vale-piada e assim seremos definitivamente o povo mais feliz do mundo e tudo isso com o apoio de vocês, 1.3 milhão de eleitores e graças ao palhaço-deputado (ou deputado-palhaço, como preferirem). Palhaçada maior que eleger o palhaço – peço perdão pelo trocadilho – é a Weslian Roriz ir para o segundo turno para as eleições governamentais no Distrito Federal. Ah, vocês não sabem quem é Weslian Roriz? Exatamente: NINGUÉM sabia quem era essa figura exótica até ela abocanhar significantes, e incríveis, 30% dos votos na referida unidade federativa. Talvez o sobre nome dela traga alguma lembrança. Não se enganem: sim, ela é esposa do corrompidíssimo Joaquim Roriz que, para fugir à teia da lei “Ficha Limpa” fez nada menos que ceder à mulher dele o posto de candidata ao governo. Uma mulher que nunca na vida fez coisa alguma relativo à política. Que o único contato entre ela e política se dava pelo fato de ela ser casada com um governador, e só. Mas faço uma ressalva quanto ao caso Roriz: nesse caso, em particular, não sei se deveu mais pelo analfabetismo eleitoral do povo, ou se por incompetência dos seus adversários políticos. Por que, uma mulher que vai à televisão fazer um discurso vexatório, nitidamente manipulada pelo marido – que seria quem de fato mandaria no DF uma vez que, como já dito, esta cidadã nunca teve nada com política – e ainda assim consegue ir ao segundo turno, com uma percentagem bastante razoável de votos, é de se perguntar quem foi mais incompetente, politicamente falando. Daqui a 4 anos, desse jeito, teremos novamente um Roriz na cadeira do governo no DF.
Peço perdão aos caros leitores, principalmente se for um que se sentiu atingido por este texto, mas chega a ser indignante ver figuras esdrúxulas como essas, assumindo papeis de suma importância para o desenvolvimento do país. Parece que as pessoas não se tocam, a cada 2 anos vão às urnas eleger uma legião de corruptos e despreparados. São coisas desse tipo que nos fazem pensar se a democracia é realmente a melhor forma de governo, para o caso do Brasil especificamente falando. Isso porque é notório a falta conhecimento mínimo para decidir entre um candidato e outro, sendo que muitas vezes essa decisão é tomada minutos antes da escolha. Mas isso é tema para “outro fim de tarde”. Por hora termino com a célebre frase: “cada um tem o que merece”. Weslian Roriz e Tiririca é o se que tem para hoje.

Um comentário:

  1. Valeu cabra "dodho", de doideira em doideira, de palhaçada em palhaçadas, lá vão os palhacentos agora no poder me dizendo o que fazer... vou, assim que tiver tempo, linkar o blog no Sociologia Hoje...abraços

    ResponderExcluir