segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Aos Senhores Candidatos

Por Humberto Rodrigo

Senhores Candidatos, eu clamo que os direitos humanos sejam respeitados; Que a liberdade de imprensa seja não uma prerrogativa, mas sim um estado de direito e de fato; Que as nossas florestas e nossos animais estejam seguros dentro de uma política, eficaz, de preservação ambiental; Que as nossas fronteiras e nossa soberania sejam devidamente protegidas contra qualquer tipo de invasão seja ela física ou ideológica; Que os programas assistencialistas, que tanto elegem candidatos, sejam suplantados por políticas de inclusão social enérgicas, uma vez que ele (o assistencialismo), que tantos se vangloriam, não passa de atestado de incompetência do Estado.

Senhores Candidatos, eu peço em nome de 192 milhões de brasileiros por um pouco mais de justiça. Que quem deve estar preso, assim o esteja; Que quem deve estar solto assim o e esteja. Que a política de segurança pública não seja feita às avessas; Que nos cursos de formações de oficiais, preparem-se policiais ao invés de bandidos fardados; Que as nossas casas não mais necessitem parecer cada vez mais com unidades penitenciárias nos fazendo refém da nossa própria “liberdade”.

Senhores Candidatos, eu sugiro que a educação desse país seja olhada com melhores perspectivas. Que a defasagem patente do ensino público seja superada, ainda que seguindo modelos que apresentaram sucesso em outros países; Que a disparidade entre as escolas não mais exista. E, nesse caso, quando me refiro à disparidade não me atenho apenas entre escolas públicas e privadas, mas sim entre as escolas públicas das diferentes regiões desse país chamado Brasil. Que os professores estejam suficientemente capacitados para ensinar a geração do por vir, mas também que tenham um aparato do Estado permitindo-lhes capacitação e atmosfera equilibrada ao menos o mínimo necessário para o exercício da sua atividade.

Senhores Candidatos, eu recomendo que seja adotada uma política onde tenhamos direito a um sistema de saúde eficiente que não nos obrigue a ir às filas às 3:30h da madrugada sob intensa chuva e frio; sob o risco de não encontrarmos vagas; sob o risco de encontrarmos vagas para atendimento previsto para três meses adiante; Que os nossos hospitais não mais contratem estudantes como profissionais qualificados; Que as macas não mais quebrem na hora tão esperada por pais e mães; Que a eletricidade não mais seja cortada durante o decorrer de cirurgias.

Senhores Candidatos, eu solicito que sejam que criados postos de trabalhos para alocar quase 9% da população brasileiras sedenta por uma vaga no mercado de trabalho. Que esses empregos sejam criados através de atrativos para se investir no país ou pela redução da jornada de trabalho; que sejam criados pela dinamização da economia ou pelo aumento da indústria de base e tecnologia; que sejam criados.

E por último, Senhores Candidatos, eu exijo que não apenas as premissas citadas acima sejam cumpridas. Que elas sejam cumpridas sim, mas que também haja um compromisso com a ética; Que não mais sejamos obrigados a usar nariz de palhaço ao retratarmos a política nacional; Que meias, cuecas, paletós, bonés, sutiãs e coisas do tipo encerrem sua função no objetivo para os quais foram criados; E que as casas governamentais sejam pró-população e não anti.

Nenhum comentário:

Postar um comentário