sábado, 19 de fevereiro de 2011

O Elogio da Bizarrice



 Por André Andrade

Não quero imitar o Erasmo de Roterdã, e muito menos incitar-se em seu sarcasmo e ironia presente em sua obra, O Elogio da Loucura. Pretendo direcionar os mais verdadeiros elogios às bizarrices que costumamos encontrar em nosso cotidiano. O fato é: por que o povo passou a dar valor a músicas que não tem nenhum sentido (aprioristicamente falando)? Dito isto, não quero levar em consideração a música em seu estilo, mas em seu conteúdo, e o que está em voga não é bem a música em si, mas o valor depositado a elas. Todo caos tem sua ordem, se compreendida, então não podemos olhar esses eventos de forma depreciativa, como eu mesmo já fiz, confesso, chegando a dizer que tais aberrações são desprovidas de significância. Retificarei meu erro.
                As cosmologias das classes desfavorecidas nos dão dados que justificam a valorização de músicas depravadas, sem sentido, sem letra, contudo, relevantes quando interligadas à vida que a pobreza os relegam. De fato, observamos um aumento considerável destes gêneros musicais, mas aí não podemos deixar de entrever interesses mercantis que exploram essas formas de lazer que essas classes degustam. Nesse sentido, não quero dizer que a pobreza condiciona as pessoas a cultuar músicas “bizarras”, mas que sua baixa condição econômica restringe seu universo fazendo com que tendenciosamente, passem a criar gosto por esses tipos de músicas, o que não impede de criar outros gostos, o que dependerá de influências de outras pessoas e outros fatores infinitamente apontáveis.
                O que se passa é que a grande maioria dessas pessoas que “curtem” músicas bizarras são pessoas que não puderam dar prosseguimento em seus estudos, tem ritmo de trabalho bastante intenso, quando não, trabalham informalmente, são subempregados e tem sempre de estar a “dar duro” para que não falte comida em casa. Nesse contexto, o lazer desses estão resumidas ao sexo, televisão, música e cerveja, de maneira geral. Ouvi no ônibus de um senhor que “a única coisa que o rico não tirou do pobre foi fazer menino”. É claro que o senhor citado se refere ao prazer libidinoso que o sexo lhe permite, sendo uma conseqüência nada agradável o “menino” a que ele se refere. A falta de instruções, como diversos benefícios gratuitos que se encontram nos postos de saúde para que se evite uma gravidez não planejada levam os mais pobres a praticar sexo de forma descuidada, aumentando as dificuldades com o aumento da família.
                Quero deixar bem claro que tudo isso são especulações. Não há comprovações científicas para tais deduções. No entanto, essas observações não são infundadas. Ensinei numa modalidade de ensino em que 98% das mulheres, num universo de 110, na faixa etária de 18 a 29 anos, deixaram a escola por gravidez indesejada. Digo indesejada porque não faziam parte dos planos da maioria engravidar ao iniciarem (precocemente) a vida sexual ativa. Dessas, 90% tem dois ou mais filhos e tiveram os mesmos na adolescência. Quanto aos homens, nessa mesma modalidade de ensino, 90% deles deixaram o colégio para trabalhar e sustentar mulher e filho, tendo os outros de deixarem de estudar por necessidades que já vivenciavam. A maioria desses também tiveram filhos na fase da adolescência.
                Trago esses dados não só para mostrar que se faz necessário uma política educacional de orientação sexual por parte das escolas e quebrar esse tabu de não falar de sexo para os adolescentes, haja vista que as conseqüências são mais graves. Com isso, quero justamente falar dessas conseqüências: a formação da típica família de baixa renda. Sem o alicerce da educação, comprometidos com a família, os pais estão agora condicionados a uma vivência derradeira, isso para não falar da excessiva incidência de pais que abandonam suas crias. Ora, qual é a ligação do gosto por músicas bizarras e condição de pobreza em que estão inseridas essas típicas famílias? O lazer lhes foi tolhido. As precárias condições econômicas lhes permitem a ter acesso a cd’s/dvd’s piratas, a shows de 5,00 a 10,00 reais, a cerveja mais barata, a TV aberta, ao sexo cuja dependência se encontra somente na convenção dos parceiros. Todo o universo dos grupos sociais desfavorecidos está condicionado ao cerco que sua condição econômica lhes permite.
Nessa perspectiva, há de se fazer um esforço incondicional de compreender porque as pessoas de classe baixa não dão importância a MPB, Bossa Nova, o Rock questionador, a Chico Buarque, Tom Jobim dentre muitos outros. Lhes faltam cultura? A essa pergunta, dedico-lhe um veemente NÃO. Se disséssemos sim, então colocaríamos o termo cultura em íntima relação com a condição econômica, já que quem tem acesso a essa cultura são as classes mais favorecidas. Então estou querendo dizer que as músicas bizarras são culturais? Sim, pois, se as mesmas são desprovidas de sentido, as classes desfavorecidas lhes outorgam uma significância, a saber, o lazer!
                Diante de tantas dificuldades, privações, intempéries que uma vida de apertadas condições financeiras passa, as músicas que lhes são divertidas, de ritmos alegres, cujas letras, em sua maioria, falam de amor mesclado com sexo, quando não totalmente depravadas ou sem letras mesmo, formam, imbricadas com o sexo, cerveja e televisão, a conjuntura que fundam a coesão social das camadas mais pobres.
O senso comum dispensa letras críticas e criativas para valorizar as poesias libidinosas, em que a bebida, contos e tragédias amorosas somados a uma batida musical no qual requebram-se os quadris são elementos categoriais presentes nas aqui chamadas músicas bizarras a qual satisfazem os desejos momentâneos e a baixo custo. Tal dispensa não permite dizer que a classe pobre não tem cultura, pois o que não se tem são costumes provenientes de outra esfera econômica. Tudo bem que o que nos irrita e faz com que não reflitamos acerca do assunto é o fato de em toda lugar encontrarmos essas músicas sendo tocadas, não precisando nem sair de casa pra ter contato com as mesmas. Toda essa constância é realmente irritante, mas como diria o velho Durkheim, não deixe que tudo isso suba à cabeça, fazendo com isso um hercúleo esforço de compreender a pertinência de tais fatos em nosso meio. Todavia, dizer que isso não é cultura é um preconceito, porque isso é uma construção coletiva humana em que se procura fundamentar a existência com o que se tem.
Certo. Então, deixo esclarecer alguns pontos obscuros desta breve reflexão. 1°- Chamo de Músicas Bizarras músicas que em geral não tem nenhum intuito de criticidade e muito no quesito diversão, descontração, curtição etc. 2°- Muitos devem estar se perguntado, - Sim André, muito bonito o seu argumento, mas como fica a questão de pessoas de outras camadas sociais curtirem a música bizarras, como os estudantes universitários, que em sua maior parte provém de uma classe média. Ora minha gente, estamos falando de cultura, uma categoria que é carregada de dinamismo, interação, e não uma coisa estanque. E mesmo assim, hipoteticamente falando, se questionarmos boa parte de pessoas dessa classe, perceberemos que muitos ouvem ou já ouviram músicas de outro tipo que não as bizarras. E se curtem este tipo de música, curtem pelo mesmo motivo dos mais pobres, lazer, e que vão em busca da azaração, já que em festas com músicas bizarras sempre se avolumam pessoas com o mesma motivação já citadas aqui. E isso é uma prova de que a cultura dos mais pobres tem uma grande significância a ponto de atrair pessoas de outras estirpes econômicas e sociais. 4°- Não quero estar aqui estereotipando nenhum conjunto social, pois, como já havia dito, não são fenômenos estanques, estando sempre em devir. Meu intuito é quebrar com essa idéia de que tal coisa é cultural e tal não é, polêmica que não se esgotaria em um texto. 5°- e por último, não deixemos de entrever nas ações os interesses econômicos. Se só toca esses tipos de músicas nos bares, na rádio, na TV, é porque tem de atrair pessoas para consumirem cerveja e darem audiência. Tem uma música que prova que estou com alguma razão quanto toda esta minha ladainha, a da banda Psirico, chamada firme e forte. Opinião minha, uma das melhores músicas elaborada por um grupo musical baiano, pois fala de uma realidade de pobreza, fé e esperança, realidade esta totalmente consonante com a vida de grande parte das pessoas de baixa renda. No entanto, a música não repercutiu grande sucesso, aliás, somente parte da música fez sucesso, a parte do refrão que diz: Êee chuá chuá, ê chuá chuá.

Tchubirabirom pra tod@s!

10 comentários:

  1. Parabéns pelo escrito! Ratifico suas palavras letra por letra, pontuação por pontuação"...ê chuá chuá, ê chuá chuá, temporal que leva tudo, mas minha fé não vai levar..."

    ResponderExcluir
  2. Veja bem. Seguindo a situação de que não estamos falando em dados científicos e sim relatando experiências e observações, discordo de suas colocações em alguns pontos.
    Não sei se seria bem essa a única "opção" musical a que as classes menos favorecidas teriam enquanto consumo musical. Eles ouvem "de tudo", de alguma ou outra forma algumas músicas mais "incrementadas" em conteúdo chegam ao seus ouvidos e cérebros. Concordo que talvez por uma série de circunstâncias ele não "compreendam" o todo de seus contéudos. Assim também ocorre com os universitários que você citou. O gosto deles por músicas sem conteúdo não estaria atrelado simplesmente a um momento. Sabemos de vários grupos de estudantes que em situação de classe média, não apenas escutam tais músicas nas festas, mas que no seu dia a dia, podemos dizer assim, também optam por tais músicas em detrimento a outras. Não creio que a escolha pelas músicas estariam tão atrelada a uma questão econômica. Muitos formados em história por exemplo, dizem que "música não é chico buarque não...baixaria é que é cultura popular e do povo. Dessas que eu gosto". As músicas "boas" e contestadoras em sua maioria surgiram muitas vezes de situações não tão favoráveis economicamente falando. Tem-se vários exemplos de sambas no Rio e em São Paulo.
    Não li a letra de firme e forte, mas questionado uma vez sobre a qualidade de suas letras, o vocalista do mesmo Psirico disse que "música com letra é pra Caetano Veloso, a nossa função é fazer o povo alegre."
    A situação musical em que nos encontramos talvez nos leve a uma vertente mais social que econômica. Porque assim como cd pirata do psirico, o mercado também oferece cd pirata do "bom e velho rock questionador".
    Entendo que a oferta de uma forma ou outra existe, para ambos os grupos. Entender como ocorre a opção, porque do meu ponto de vista ela existe sim e de forma consciente, é que entorna o caldo.

    ResponderExcluir
  3. Olhe bem. Sobre a questão do ouvir de tudo, não disse que eles só tem propensão a ouvir estas músicas: "Nesse sentido, não quero dizer que a pobreza condiciona as pessoas a cultuar músicas “bizarras”, mas que sua baixa condição econômica restringe seu universo fazendo com que tendenciosamente, passem a criar gosto por esses tipos de músicas, o que não impede de criar outros gostos, o que dependerá de influências de outras pessoas e outros fatores infinitamente apontáveis."
    2- Sobre o caso dos estudantes universitários: cultura que passa a fazer parte de gostos de outras classes. Nada impede tal condicionamento. Até porque, são jovens, em sua maioria, que, ao ouvir músicas bizarras, estão rememorando o prazer de estar "nas festas". Lembremos os casos das academias, que colocam essas músicas pra fazer a galera aprender a dançar conforme o ritmo dessas músicas (e perder a gordurinha, é claro) para não fazer feio nas festas. Então, é o coletivo sobrepondo-se ao individual.
    Sobre "Não creio que a escolha pelas músicas estariam tão atrelada a uma questão econômica." -Sua fala- não questiono o fato de música que "tem letra" derivar de situações econômicos favoráveis, eu não estou direcionando a reflexão à formulação das músicas, como elas foram criadas. Afirmo que pessoas de baixa instrução, que constituem famílias sem terem vínculo empregatício, e, por isso, viverem em situação de subempregado, ou, como se pode chamar, o famoso "bico", terão como lazer a "baixaria é que é cultura popular e do povo". Justamente, o que quero testificar, é o fato de música boas provindas de situações econômicas difíceis não terão eco junto as classes de baixa renda no quesito lazer, ao menos que venham com algum "ê chua chua". Não é a condição econômica do qual deriva a música, é a constituição da música que vem atender a determinada demanda devido a condição socio-existencial do povo. Se quero sucesso repentino, então faço uma música: "Toma negona, toma chupeta, toma negona, na boca e na buchecha", se não quero que uma música tenha repercussão, então escrevo: "Na encosta da favela "tá" dificil de viver,e além de ter o drama de não ter o que comer. Com a força da natureza a gente não pode brigar". O que eu quero entender é porque se dá um grande valor à primeira e não à segunda, já que as duas são da mesma banda Psirico, cujos integrantes vieram de um contexto pobre, favelados. Cito o Psirico pq é o melhor dos exemplos que se pode dar. Lembro no início de sua carreira que a música "Contregum" fez o maior sucesso, e é uma música de apologia ao Candomblé. Fantástico! Eles fizeram o povo cantar e dançar o contregum, todavia sem perceber, a sua maioria, a mensagem intrínseca na letra da música "- Com o corpo fechado é só se jogar"
    O que deve estar lhe inquietando é o fato de a condição de baixa renda estar condicionada a esta forma de lazer. No entanto, não quis defender um determinismo econômico. Para isso, teço a formulação de uma família típica de baixa renda, a partir de uma constituição histórica que levaram as pessoas a não planejarem uma família, e sim a desordenadamente, comporem uma. E aí vira uma bola de neve: não estudam, tem de trabalhar, e ficar refém de suas baixas condições financeiras. Tudo isso é uma consequência do enredo social, sendo o (baixo ou alto) poder aquisitivo uma consequência composta em tal enredo.
    Ufa, não sei se pude atender às suas inquietações (provavelmente não), vc entende que são questões complexas, mas agradeço pelo seu bel questionamento, o que seríamos de nós sem as contestações!! Vou formular outros textos minuciosos sobre cada ponto referido, assim poderemos instalar um debate com maior profundidade e esclarecimento.
    Obrigado Nadinhah

    ResponderExcluir
  4. e ae André, qual dos seus textos aqui vc indica para postar em Sociologia Hoje? Veja com Humberto e me indique ainda hj um texto pois hj é o dia de postar os textos para o lance da premiação bimestral, posso contar com vcs?

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Caras, vocês não bem, não fumam e não cheiram.
    Música, TV, são elementos fortes da cultura capitalista. Existem lugares onde não se tem espaço pra nada disso, e e tudo do mesmo jeito, incluindo a falta de política educacional, afinal educação é o alicerce de todo o progresso ou não de um país. O governo quer um povo sem conhecimento, esses são mais baratos, e dando "pão e circo" então, "que beleza", como diria meu amigo e escritor deste texto.
    Enfim, música é tudo de bom seja qual for, ela pode ser simplesmente, engraçada e nos fazer rir, altamente filosófica e nos fazer pensar, sensual e nos fazer sentir tezão, ou até mesmo transcendente e nos fazer sentir-se em outra dimensão.
    Enfim, acabar com a corrupção e dar educação de verdade ao nosso povo, seria um bom começo, pena que isso não vai acontecer.


    Éder

    ResponderExcluir
  8. Estamos Sentindo Falta...
    Éder

    ResponderExcluir